segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PLANO DE ENSINO DE COMPONENTE CURRICULAR

EMENTA

A filosofia antiga e sua implicação no processo de formação do homem. Princípios e conceitos éticos e a educação na antiguidade. Princípios e conceitos políticos e a educação. Filosofia e educação. A filosofia moderna e contemporânea e sua implicação no processo de formação do homem. Princípios e conceitos éticos e a educação. Princípios e conceitos políticos e a educação. Tendências Pedagógicas Liberais. Tendências Pedagógicas Progressistas e Sócio-integracionistas.

OBJETIVOS

Contribuir para a compreensão e reconhecimento da função da filosofia no processo educacional e nos processos de ensino e de aprendizagem;
Contribuir para a compreensão das relações entre os sistemas filosóficos e as teorias educacionais.

METODOLOGIA DE ENSINO

Serão utilizados como procedimentos metodológicos: exposição interativa dialogada, pesquisa bibliográfica, atividades lúdicas, seminários, leitura fílmica, estudo e discussão de textos e produção de relatório individual.

FORMA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO

A avaliação será feita por meio de  fichamento comentado(10,0), atividade em grupo (seminário) (10,0) e apresentação de um relatório final critico individual sobre os temas estudados (10,0). A nota final será dada pela media aritmética das 3 avaliações. 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA DO COMPONENTE CURRICULAR


ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 4. ed. rev. São Paulo: Moderna, 2009. 479 p.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2007. 183 p.
CHAUÍ, Marilena de Sousa. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2006. 424 p.
GILES, Thomas R. Filosofia da educação. São Paulo: EPU, 2007. 114 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário